sábado, 23 de junho de 2012

Ontem o socialismo, hoje o empreendedorismo.


Numa entrevista ao Público, Jorge Moreira da Silva, vice-presidente do PSD e "líder" da Plataforma para o Crescimento Sustentável , terá dito que “Portugal está a precisar de um choque de empreendedorismo”. Não satisfeito com a profundidade da "consideração", afirmou ser necessária uma “revolução de mudança de mentalidades” e que «Portugal tem “pessoas muito talentosas” e que o país tem “recursos naturais” que o transformam numa nação rica.»
O Dr. Cunhal, que Deus tem, também estava convencido que Portugal era um país rico, cheio de "recursos". Só que enquanto Jorge Moreira da Silva "acha" que vamos lá com uma revolução de "empreendedorismo", Álvaro Cunhal jurava que a coisa se revolvia com uma revolução "socialista". 
Em resumo: os anos passam e as "elites" continuam a acreditar, ou a fingir que acreditam, no Pai Natal.

1 comentário:

  1. “revolução de mudança de mentalidades”.

    Esta expressão é interessante. Gostaria de perguntar ao sr. Jorge da Silva porque razão ele escolheu esta expressão em vez de, por exemplo, "mudança revolucionária de mentalidades". É que "revolução de mudança" nem sequer faz muito sentido. Ou melhor, talvez queira dizer "acelerar a mudança de mentalidades", já que na boca do pessoal do governo "revolução" só pode querer dizer fazer alguma coisa mais depressa - é uma questão de velocímetro.

    Em todo o caso, dada a pergunta: porquê dizer "revolução da mudança" e não "mudança revolucionária"? - estou quase certo que ao fim do que quer que fosse a resposta do sr. Jorge Silva ficaríamos a saber que ele não quer mesmo revolução nenhuma mas apenas mais um "ajustamento".

    Enfim, revolução da mudança...aceleração da mudança...até, finalmente, ajustamento da mudança ou melhor...ajustamento das mentalidades.

    É assim, em resumo, que interpreto as palavras do sr. Jorge Silva: ele quer que nós ajustemos rapidamente as mentalidades mas, precisamente, para que não haja revolução alguma.

    João.

    ResponderEliminar